Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitor assina ordem de serviço para reforma do Campus Carapicuíba
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitor assina ordem de serviço para reforma do Campus Carapicuíba

Investimento para adequação do prédio é de 15 milhões; aulas começam em 2026 

  • Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2025, 09h52
  • Última atualização em Terça, 23 de Setembro de 2025, 09h52

O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, e o prefeito de Carapicuíba, José Roberto da Silva, assinaram na manhã desta quarta-feira (03) a ordem de serviço para início da reforma e adequação da sede do futuro Campus Carapicuíba do IFSP.  

Silmário informou que serão investidos R$ 15 milhões para a reforma e a adequação do prédio doado pela Prefeitura e destacou o empenho da Setec, do MEC e da Casa Civil para a liberação do recurso.  

O prédio doado ao IFSP, afirmou José Roberto, está localizado ao lado da Aldeia Jesuítica, fundada em 1580, tombada pelo Patrimônio Histórico e de grande importância histórica e ancestral para o município. “A educação sempre será prioridade para nós, então estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, pontuou.  

Vitor Marçulli, diretor-geral do Campus Carapicuíba, lembrou que o IFSP já está presente no município, apesar de as reformas se iniciarem nos próximos dias: “o campus já existe, inclusive com o início de cursos de Formação Inicial Continuada. A reforma é um novo capítulo”.  

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, Gilmara Gonçalves, destacou a dedicação e o entusiasmo do diretor Vitor e do diretor-adjunto Wanderley Franca na condução da implementação do campus do IFSP em Carapicuíba e apontou a importância do movimento. “O IFSP vai continuar na cidade mesmo quando nós não estivermos mais.”

Cursos 

No dia 7 de agosto, a população de Carapicuíba conheceu os eixos tecnológicos e cursos que serão oferecidos pelo IFSP na cidade. O anúncio foi feito durante a terceira audiência pública na cidade.  

Foram definidos os eixos Infraestrutura e Ambiente e Saúde. Os primeiros cursos a serem oferecidos são da área de Construção Civil: técnicos integrados em Edificações e em Saneamento, além de técnicos concomitantes/subsequentes em Design de Interiores e Paisagismo.  

No eixo de Ambiente e Saúde, inédito na instituição, foram apontados os cursos de Enfermagem e Farmácia. O diálogo sobre essas ofertas será retomado em novas audiências.  

Ainda neste segundo semestre de 2025 começam a ser ofertados os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O primeiro é voltado à formação de professores da Educação Infantil, com ênfase em Educação Especial. Também serão iniciados o curso de Noções Básicas de Cuidados com Idosos e outras ações por meio do projeto "Capacita em Rede" — uma iniciativa conjunta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e dos Institutos Federais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página